Dinheiro X Juventude

30/04/2010 15:44

Não faça dívidas só para satisfazer a vontade de seus filhos.

No futuro, eles precisarão saber controlar o orçamento de suas próprias casas.

 

Não é fácil planejar e manter o controle orçamentário de uma casa. É necessário ter uma boa contabilidade e um bom controle sobre os gastos familiares. E a situação declina ainda mais quando os filhos crescem e se tornam adolescentes, já que, nessa idade, os jovens costumam ter dificuldades para lidar com limites, especialmente quando se trata de gastos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, muitas famílias têm se endividado com despesas dos adolescentes, como vestuário, comunicação e alimentação fora do lar.

Segundo alguns psicólogos, os pais, em linhas gerais, desde as classes altas às de poder aquisitivo baixo, tendem a realizar os caprichos dos filhos. A maioria desses pais teve uma infância difícil e não quer que os filhos passem pelas mesmas privações. Muitos pais cometem o erro de não colocar limites para os filhos quando pequenos ou adolescentes. Alguns pais têm a consciência de que estão fazendo algo errado e se questionam, outros dizem que se podem dar tudo aos filhos, porque não dariam?

Os adolescentes têm uma ânsia grande de consumo e a sociedade modernista instiga isto por meio das propagandas, novelas, desenhos e filmes. O desejo dos pais de satisfazer a vontade dos filhos, somado à ilimitabilidade de gastos por estes, leva a família ao endividamento desnecessário.

Evitar o comportamento consumista é tarefa dos pais e depende de uma orientação desde os filhos pequenos. É necessário ensinar as crianças a gastar somente o necessário. Isso pode impedir que os jovens cresçam com a mentalidade de que podem viver uma vida de consumo exagerado. Os pais devem traçar objetivos para gastos do dinheiro dos filhos e estimular a poupança para alguma compra específica: viagens, celular, bicicleta…

Os pais devem negociar tempos de uso do computador. Os psicólogos recomendam que as linhas de telefones celulares sejam pré-pagas e que seja estabelecida uma quantia mensal para que possam utilizar  o telefone. Caso haja utilização além do valor estipulado antes da entrada do próximo mês, devem deixar que terminem o mês sem a possibilidade de usar o telefone.

Caso as regras não sejam respeitadas, os pais precisam ter atitudes firmes, como, por exemplo, privar os filhos da utilização de alguns bens para fazerem refletir em cima da regra não cumprida.O segredo é ensinar aos filhos desde pequeno que...

...o dinheiro não nasce em árvore e deve ser poupado.

Devem mostrar de que forma a família adquire dinheiro. À medida que os limites são vivenciados, as crianças e adolescentes começam a lidar com a frustração de não terem tudo o que querem de maneira mais natural.

Além de controlar o orçamento familiar e estabelecer limites, os pais podem incentivar os adolescentes de 15, 16, 17 anos a procurarem um emprego.

Os jovens precisam aprender que devem ser controladores de seus próprios gastos, pois devem tornar-se dono de seu dinheiro e não escravo dele.

No futuro, quando os jovens constituírem famílias saberão controlar o orçamento. E para suprir as necessidades da família saberão buscar meios lícitos para saciá-las.

São Paulo, na carta ao Filipenses 4,12, nos ensina que devemos saber viver com dinheiro ou  com a falta dele, quando diz: “Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade”.

 

Pais, essa responsabilidade é sua.

 

—————

Voltar